quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

respondendo aos emails e comentários

Sobre o post "Raiva" eu recebi - além dos comentários aqui no blog - alguns emails. Um particularmente interessante de alguém que trabalha (ou trabalhou) numa dessas unidades para reabilitaçao de adolescentes. Ela me explicou o contexto em que foi criada o ECA e me mostrou coisas que eu não sabia. Mas no final, acabou concordando que a execução da lei é problemática.

Outras leitoras levaram meu comentário para o lado pessoal. Não gostaram de saber que eu tenho uma visão tão pessimista do nosso país.
Esta é a minha opinião. E pelo menos por enquanto (até que o PT consiga interferir mais ativamente na liberdade de expressão dos indivíduos) eu tenho o direito de tornar público o que eu penso. Assim como você tem o direito de dizer que discorda.
Eu acho que o Brasil não muda. Quanto mais eu leio a respeito (e eu leio muito), mais me convenço de que a coisa não vai melhorar. Você pensa diferente? Tudo bem. Traga argumentos para a conversa. Diga porque você acha que vai mudar.

Alguém disse que não adianta culpar as autoridades. Concordo. E não foi isso que eu falei. Minha birra é com a impunidade. E ela resulta de uma combinação de fatores onde não dá pra apontar o dedo e dizer: "A culpa é da idade limite de maioridade penal" ou "A culpa é do governo" ou ainda "A culpa é do sistema capitalista que gera desigualdade". é tudo isso e mais um pouco. São coisas como leis brandas para crimes graves, leis bonitas no papel mas que não funcionam num contexto de Brasil, um Estado que não cumpre seu papel, legisladores que legislam em causa própria e não ligam para o povo, uma tendência meio geral de se pensar que dá pra burlar a lei sempre, e um monte de outras coisinhas que fazem impunidade uma característica do sistema brasileiro.
Combater a impunidade no Brasil resulta de um esforço concentrado de muita gente (nós, os políticos, os legisladores) e isso requer uma maneira diferente de pensar; o que, na minha opinião, não vai acontecer.

Eu nunca disse que o problema são os bandidos. Gente desprezível tem em todo lugar. Gente que faz maldade e que também mataria um garoto como o João por um motivo fútil. A gente tá cansado de ver gente saindo por aí nos EU e atirando a esmo e matando por esporte. Mas naquele país, geralmente paga-se pelo crime cometido. No Brasil, isso nem sempre acontece. Eu leio nos jornais todos os dias sobre gente que transgrediu a lei e se deu bem. Isso enche o saco.

Minha sugestão a você é que passe um tempo lendo um sujeito chamado Reinaldo Azevedo. Eu não concordo com exatamente tudo o que ele fala, mas ele é uma das mentes mais lúcidas pra comentar sobre o Brasil. Leio sempre o que ele fala. Se você é de esquerda, não vai gostar. Ele vai te mostrar que o pensamento esquerdista é uma das coisas mais nocivas ao Brasil (está ali competindo em pé de igualdade com a praga da impunidade).
E eu concordo totalmente.

4 comentários:

Anônimo disse...

agradeço pelo "particularmente interesante " bjo pra vc

Anônimo disse...

opa......faltou um s

Anônimo disse...

Juliana,

Muito bom o seu comentário sobre "RAIVA".Você é que lúcida.Não precisa justificar nada.Somos livres para pensar e falar.Bj.

Anônimo disse...

Concordo com vc no tocante a impunidade, é isso mesmo e mais algumas "cositas" mas tem um grande detalhe que faz toda a diferença tb, a EDUCAÇÃO tem que partir de casa, ou seja, de atenção pros filhos hoje pra não precisar ir até a FEBEM pra isso.